Seguro de carro mais barato! Dicas para economizar.

Postado por CarrosDUB Categoria: Publicado em: 25 de junho de 2020

Todo mundo quer seu carro protegido, mas infelizmente o custo para contratar um seguro de carro é muito alto para algumas pessoas, mas é possível baixar esse custo e manter seu patrimônio seguro. Acha impossível? Confira abaixo o passo a passo que vai auxiliar na hora de escolher e contratar um seguro que caiba no seu orçamento.

Dica para um seguro de carro mais barato

Como economizar dinheiro com o seguro do seu carro

Procure por um corretor credenciado

Inicialmente é necessário verificar se o corretor que está oferecendo o seguro está credenciado junto a SUSEP (A Superintendência de Seguros Privados)

O que é o SUSEP? É órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil. A SUSEP é vinculada ao Ministério da Fazenda e foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966. A primeira função principal da SUSEP é regulamentar o setor de seguros no país, ou seja, estabelecer as regras para operação de todos os envolvidos na oferta e comercialização de seguros no Brasil. Assim, se o corretor não estiver credenciado pode ser um grande problema, você pode verificar no site: (www.susep.gov.br).

Fique atento às coberturas que você não vai usar

Maus corretores podem tentar empurrar serviços que oneram o valor e que são desnecessários, não se furte de tirar todas as dúvidas até saná-las, isso é muito importante! Lembre-se: ele está vendendo um serviço e é necessário que deixe bem claro o que está vendendo.

Simule diversas vezes

pesquise-as-melhores-cotacoes-de-seguro-de-carro-na-internet

Com a atual economia do país dificilmente uma pessoa comprará algo sem pesquisar preço, a não ser que não se importe de pagar caro, obviamente não é o seu perfil, caso contrário não estaria lendo esse passo a passo não é? Então, se você concorda comigo que uma compra tem que ser bem planejada para evitar aborrecimentos futuros continue lendo.

É necessário pesquisar o maior número possível de seguradoras para que seu veículo fique protegido e ao mesmo tempo ofereça vantagens que caibam em seu orçamento. Utilize a internet ao seu favor e solicite cotações online, você poupa tempo e não fica horas ao telefone. Ao escolher um site de seguros confiável você será atendido por um corretor especializado, por isso, não se preocupe, porque esse profissional cuidará da assistência futura.

Como escolher as coberturas do seguro de carro?

A maioria das pessoas que querem contratar um seguro de auto sentem dificuldades em decidirem qual o tipo de seguro contratar, porque, inicialmente, a preocupação é com problemas como roubo ou furto, entretanto, há outras coberturas bem interessantes as quais podem fazerem parte de um pacote completo ou como adicionais como por exemplo: cobertura de colisão ou danos de terceiros, geralmente, em situações como essa há sempre uma parte que não quer assumir a despesa do conserto. Além disso, há outras coberturas que considero importantes: proteção para vidros e lanternas geralmente para quem vive dando batidinhas em pilastras e acaba por danificar a lanterna.

Quem mora em áreas que ocorrem desastres naturais como enchentes é interessante que seu seguro cubra os prejuízos não é mesmo? Por esse motivo é de extrema relevância avaliar cada cobertura para que não desperdice dinheiro e acabe pagando mais por coberturas desnecessárias. Interessante que faça um quiz que ajudará a decidir o plano que melhor atenda suas necessidades.

Tenha atenção no preenchimento do formulário.

Muitas pessoas não dão atenção devida a esse passo extremamente relevante e acabam preenchendo de forma descuidada para acelerar o processo, mas cuidado, as respostas precisam ser precisas, um exemplo disso é quem dirige o carro, quilometragem média rodada, onde ele costuma ficar estacionado, dentre outras informações que podem baratearem seu seguro.

Seja um motorista prudente!

O que tem a ver isso com o seguro? Simples, você pode utilizar seu bom histórico para conseguir um preço menor, quanto menor envolvimento em acidentes e multas menos irá utilizar o seguro, logo, o preço barateia.

Atenção à franquia do seguro de seu veículo!!!!

A franquia é o valor pago pelo segurado em caso de sinistro, quanto maior ela for, menor o valor do seguro.

Mas o que é sinistro? No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora. No mercado automotivo um sinistro pode ser parcial ou integra.

Atenção!!!! Alguns colocam a franquia bem alta para diminuir o valor do seguro, de certo que pode valer até a pena desde que não sofra nenhum sinistro, caso contrário você terá que pagar o valor de uma só vez e isso pode pesar e muito no seu orçamento. Por esse motivo, pense com cuidado se vale mesmo a pena, busque sempre o equilíbrio entre o valor do seguro e a franquia.

Invista em um rastreador.

Rastreadores veiculares ajudará a baratear o seguro do auto. Por uma razão simples: São mais fáceis de serem encontrados em caso de roubo e furto. Isso independente do modelo, tecnologia etc.

Se quer fazer um bom negócio não deixe para decidir na hora.

Embora seja algo cultural do brasileiro procrastinar, não faça isso quando o assunto for seguro veicular, pois não terá tempo suficiente para pesquisar direito e negociar com o corretor o melhor preço. O ideal mesmo é faça isso mesmo antes de comprar o carro ou meses antes de seu seguro vencer assim você pode comparar e decidir com calma.

Você sabia que alguém que seja casado há a probabilidade do valor do seguro seja menor? Isso mesmo! As seguradoras entendem que pessoas casadas tendem a se envolverem menos em acidentes por ser consideradas mais responsáveis.

Pague o prêmio à vista.

pague-o-seguro-a-vista-e-tenha-desconto

O que é o prêmio? De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep)a definição de prêmio é:
“O valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado”.

Resumindo… é o valor que você paga pelo seu seguro.

Exemplo: quando você faz um seguro para seu carro que custa, por exemplo, R$ 1500 por ano, isso quer dizer que o prêmio do seu seguro é de R$ 1500.Caso você tenha dinheiro guardado é interessante pagar a contratação do seu seguro, dessa maneira você poderá pedir um desconto maior.

Se você for um homem casado contrate o seguro do carro no nome de sua esposa.

Segundo estatística as mulheres sofrem menos acidentes de trânsito que os homens, por isso, é comum que o valor do premio para elas seja menor. No entanto, atenção na hora de colocar o condutor principal, se você usa mais o veículo será você, se for ela, coloque-a como condutor principal. Caso não informe corretamente se acontecer um sinistro e a seguradora descobrir o erro, vocês poderão perder a cobertura do seguro.

Tente evitar incluir condutores adicionais.

Caso na sua família outras pessoas costumam utilizar o carro frequentemente é importante contar com elas na apólice, mas lembre-se que a cada motorista adicional o valor do seguro aumenta consideravelmente. Por isso, se for possível tente evitar a adição de muitos motoristas a apólice.

Dê preferência a estacionamentos fechados.

Deixar o veículo estacionado na rua aumenta muito as chances de furto colisão queda de árvores etc, isso torna o seu seguro mais caro, assim escolha sempre estacionar seu carro em estacionamentos fechados.

Utilize sua classe de bônus

Ao fazer seu seguro de auto você verá o termo “Classe de Bônus Seguro”, refere-se a um desconto progressivo oferecidos aos segurados que não registram sinistros durante um determinado período. Isso quer dizer que: cada classe de bônus seguro equivale a uma porcentagem de desconto, normalmente são usadas as seguintes porcentagens:

Classe 1 – 10% de desconto; Classe 2 – 15% de desconto; Classe 3 – 20% de desconto sucessivamente. Mas atenção! Esses descontos são vinculados ao C.P.F do segurado e não ao carro, assim, caso troque de carro ou até mesmo de seguradora em sua renovação e não tenha tido sinistro em sua vigência anterior, terá direito a esses descontos da mesma forma.

Espero que esse passo a passo tenha auxiliado na escolha do seu seguro auto e ainda economizar.

Fonte:Encontra Seguros