Você sabe qual é o significado dos nomes dos veículos Volkswagen?

Postado por CarrosDUB Categoria: Publicado em: 25 de janeiro de 2017

gol-gti-2000

FUSCA – O “”V”” em alemão tem som de “”F””, daí a sonorização “”Folks””. O povo brasileiro, pela simpatia que tinha pelo Volkswagen, carinhosamente rebatizou o veículo para Volks e posteriormente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela Volkswagen, a partir de 1983.

BRASÍLIA – Foi adotado em homenagem à Capital Federal, que era símbolo de modernidade e beleza, coerente com o modelo na época.

VARIANT – Variação do aproveitamento e uso do espaço, tanto para carga como passageiro. Na Alemanha o termo é utilizado para designar peruas em geral.

GOL – Nome que encerra aspectos positivos como acertar, ser vitorioso, marcar pontos, rumo, direção, etc; além de ser uma palavra forte, vibrante e explosiva. Também pode ser entendido como meta a ser atingida – no caso do modelo Gol, ser líder de mercado. O gol é o carro mais vendido no Brasil há 22 anos consecutivos.

VOYAGE – Palavra francesa que significa viagem e traz conotação de charme, beleza, como o modelo em questão.

PARATI – Aproveitamento de uma palavra tipicamente brasileira que identifica uma cidade histórica do país, localizada no Estado do Rio de Janeiro, adequado a um veículo do tipo perua para passeios e/ou turismo.

SAVEIRO – Embarcação de um ou dois mastros usada para transporte de passageiros para pesca e lazer, percebida pelo público como ideal para cargas e lazer e/ou passeio jovem.

PASSAT – Vento alísio (persistente) que cruza a Europa, de leste para oeste. Traz, adicionalmente, o sentido de rapidez e velocidade, motivando o uso deste nome.

SANTANA – Um vento forte, quente e seco, que sopra nas montanhas Santa-Ana, no sudoeste da Califórnia, proveniente do litoral. Significa, para o seu público alvo, um produto “”top”” de linha, moderno, luxuoso e confortável, como o carro.

QUANTUM – Palavra latina, empregada para definir volumes, uma determinada medida, quantidade indivisível da matéria, em Física, associada à tecnologia de ponta, como esta “”station”” sugeria ao público pesquisado antes do seu lançamento.

POINTER – Cão de caça de pelagem macia, branca com manchas negras ou castanhas, orelhas grandes, longas e pendentes, cauda longa e afilada, focinho largo, que é dotado de faro agudo e especialmente velocidade na corrida. Caso do veículo batizado com este nome.

LOGUS – Palavra de origem grega que significa centro de equilíbrio, a harmonia e o ritmo que regem o universo, adequada ao estilo bonito e equilibrado do carro Volkswagen que possui este nome.

KOMBI – Do alemão Kombinationsfahrzeug. Semelhante a Variant, quer dizer veículo combinado ou combinação do espaço para carga e passeio.

GOLF – Nome alusivo ao esporte, como o carro, que sugere não somente a esportividade, mas também o requinte desse esporte.

BORA – Vento que sopra no mar Adriático, na Dalmácia.

APOLLO – Deus grego, o mais belo e forte dos deuses. Nave espacial norte-americana que aterrizou na Lua, relacionando esportividade e tecnologia como o próprio carro.

TOUAREG – O nome incorpora as características de resistência e versatilidade do povo nômade do deserto que define o seu nome.

FOX – Raposa em inglês, incorpora as características de velocidade, agilidade, compacto e lembra beleza.

CROSSFOX – Um veículo Fox com os caracteres de um veículo off-road ou cross.

EOS – O nome Eos (pronuncia-se Eôs), vem da mitologia grega. Para os gregos antigos, Eos foi a Deusa do Amanhecer, que emergia das profundezas do oceano, em sua carruagem alada, todas as manhãs para trazer o sol a humanidade. Eos também é a mãe dos ventos, do entardecer e das estrelas da manhã. O batismo foi intencional, para que as pessoas idealizassem a sensação de se dirigir um conversível: imagine abrir a capota em uma bela manhã de domingo, com aquele típico calor do verão e a brisa da manhã para aguçar seus sentidos. O nascer do sol, os ventos e as estrelas – todos estes elementos remetem à experiência única de se dirigir um conversível. A fonética do nome foi pensada para facilitar a compreensão por qualquer país do mundo. O Eos também continua a prática dos nomes derivados da mitologia grega, prática inaugurada pelo nosso famoso sedan Phaeton.

Fonte: www.vw.com.br