A nova geração do i30 já pode ser encontrada na rede de concessionárias da Hyundai Caoa em duas versões, com valores a partir de R$ 75 mil e R$ 85 mil. Apresentado no salão do automóvel de São Paulo, em outubro passado, o hatch médio vem agora com mais itens de série e nova motorização 1.6 l flex, com opção de câmbio automático e nas cores preto e prata.
O novo propulsor foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro e desenvolve até 128 cavalos de potência, com 4 cilindros e 16 válvulas de comando variável. O motorista conta também com direção assistida elétrica, piloto automático, computador de bordo, central multimídia com tela de sete polegadas, rádio integrado com leitor de CD, MP3 e DVD.
Por R$ 10 mil a mais, a versão top de linha leva teto solar, bancos em couro, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado eletrônico, banco do condutor com ajustes elétricos, faróis de xenônio, sistema de autoacendimento dos faróis, lavadores de faróis e sistemas eletrônicos de estabilidade e sistema de controle de tração.
O comprimento total foi para 4,3 metros e a largura para 1,78 metro, enquanto a altura foi reduzida para 1,495 metro. A capacidade de carga ganhou 10% a mais de volume em relação ao modelo anterior, agora com 378 litros.
Em ordem de valores, o concorrente mais em conta do novo i30 é o Peugeot 308 1.6, de R$ 50,990, apenas uma atualização do 307, do qual herdou a mesma base. Com quase o mesmo preço, em seguida, temos o já cansado Volkswagen Golf de quarta geração, que custa a partir de R$ 51 mil no site da fabricante. O novo Golf vai ser fabricado no México a partir do ano que vem, quando também deve chegar ao Brasil, onde pode até vir a ser fabricado, em São José dos Pinhais (PR), junto com o novo Audi A3.
Há também vem o já desatualizado Citroën C4 (R$ 51.890), que será substituído pelo carro já flagrado em testes no Brasil e poderá ser lançado no país no segundo semestre. Depois, a partir R$ 53 mil, a Ford oferece o Focus 1.6 básico, prestes a dar lugar ao novo, que também virá da Argentina, em meados desse ano.
A lista continua com o quase esquecido Fiat Bravo, que ainda tem desenho moderno, mas não vingou nem no Brasil nem na Europa, onde também vende pouco. No site da marca italiana é oferecido a partir de R$ 54.210. Seu substituto poderá ser a versão hatch do sedã Viaggio, que será fabricado em Goiana (PE), a partir de 2014. E o mais forte rival do novo i30 é o Chevrolet Cruze Sport6, com preço sugerido de R$ 62.350 e um pacote interessante de equipamentos que já inclui controle eletrônico de estabilidade (ESP), de série no Hyundai apenas na versão Top, de R$ 85 mil.
Segundo o balanço de vendas de janeiro último, divulgado pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Focus foi o hatch médio mais vendido, com 2.134 unidades, seguido pelo Cruze Sport 6 (1.818), Peugeot 308 (1.235), Fiat Bravo (912) e Citroën C4 (594).