Revisão preventiva para viajar com segurança!

Postado por CarrosDUB Categoria: Publicado em: 24 de novembro de 2014

revisao

A temporada de férias está chegando junto com o típico calor da estação mais quente do ano. Desde agora os planos e os preparativos para as viagens de verão já começam a serem feitos. Dentre a lista de preparativos, o que muitas vezes é negligenciado pelos motoristas é a revisão preventiva do automóvel. Essa revisão antes de pegar a estrada é importantíssima para a garantia de que tudo está em ordem, evitando possíveis surpresas e acidentes causados por falta de manutenção ou descaso. Veja alguns dos cuidados que deve ter antes de sair rodando nessas férias.

1) Sistema de limpeza dos vidros

vidros

O funcionamento dos limpadores e suas palhetas, desembaçadores e reservatório de limpeza é fundamental para auxiliar a visão mediante chuvas e neblinas ou mesmo para a remoção de poeira e sujeira que podem ser acumuladas nos vidros quando se pega a estrada. Se as palhetas não estiverem em boas condições ou estiverem ressecadas, por exemplo, não farão o escoamento adequado da água.

2) Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

farois

Deve-se fazer também uma revisão de todo o sistema elétrico do automóvel: bateria, motor de partida, alternador, fusíveis e lâmpadas. Faróis, piscas e lanternas devem funcionar corretamente. Qualquer problema deve ser corrigido antes de pegar a estrada. Lâmpadas em bom estado, por exemplo, farão falta em situações chuvosas ou neblinosas; já as queimadas podem gerar multas.

3) Pneus e rodas

pneus
Outro cuidado que evita acidentes é com os pneus e rodas. Os pneus devem estar bem calibrados e em bom estado. É importante verificar se há desgaste na banda de rodagem, se é necessário fazer alinhamento do veículo ou balanceamento das rodas. Normalmente, quando há vibrações no volante é preciso um balanceamento; já quando houver desequilíbrio na direção, o alinhamento é uma provável necessidade.

4) Triângulo, macaco, chave de roda e estepe

triangulo
Esse conjunto é muito útil quando imprevistos acontecem, além de sua presença no automóvel ser lei aqui no Brasil. O estepe deve receber a mesma calibragem que os pneus em uso, só assim ele será realmente útil. Outra obrigatoriedade por lei é a presença do extintor no carro.

5) Freios

freios
Confira a funcionalidade dos freios. Pedal duro, trepidações e ruídos devem ser analisados, bem como o nível de fluído de freio e possíveis vazamentos.

6) Suspensão

suspensao
Tão importante quanto os freios, é o sistema de amortecimento do carro, que confere estabilidade. Rangidos, ruídos ou barulho similar a algo frouxo são sinais de que algo está errado. Averigue a situação dos amortecedores e molas, além das buchas, pivôs, bandejas e terminais para garantir o conforto e a segurança durante a viagem.

7) Fluídos e filtros

fluidos
Deve-se conferir os níveis de todos os fluídos e as situações de seus filtros. Assim como não adianta realizar a reposição do óleo sem a troca do filtro (baseada em sua validade), por exemplo, não adianta a troca do filtro sem o cuidado com o nível de óleo. Ficar de olho em possíveis vazamentos também é essencial. Se houver defeitos relacionados ao líquido de arrefecimento, por exemplo, o motor pode sofrer um hiperaquecimento e fundir.

Fonte: salaodocarro.com.br




mugen 2d fighting games
WordPress Themes ThemeForest