Mercosul aprova modelo de placas padrão para carros

Postado por CarrosDUB Categoria: Publicado em: 09 de outubro de 2014

modelo-de-placa-do-mercosul
Novo modelo de placa para veículos do Mercosul (Foto: Divulgação)

Os países que participam do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai em reunião decidiram nessa quinta-feira(8) aprovar um modelo padrão de placa para carros, onde o uso é obrigatório para todos os veículos no bloco sul-americano.

A chancelaria da Argentina comunicou que as novas placas terão uma sequência de duas letras, três números e duas letras, a quantidade de caracteres é a mesma, mas o numero de combinações serão 450 milhões diferentes, atualmente no modelo brasileiro só é possível 175 milhões possibilidades. O tamanho da placa continuará o mesmo usado no Brasil que é 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) informou que o novo padrão só passará a valer em 2016 para veículos novos no Brasil.

A Argentina já adota o modelo das novas placas em 2015, no formato de três letras e três números, onde deve se esgotar em poucos meses.

Com o lançamento dessas placas padrão pelo Mercosul será possível vê milhões de veículos do Paraguai, Argentina, Venezuela, Uruguai e Brasil identificados com a mesma patente.

Fonte: g1.globo.com